20.12.06

A mal –dita, mas sempre atual: Psicanálise

A mal –dita, mas sempre atual: Psicanálise

Desde a criação da psicanálise,por Sigmund Freud,o pensamento humano sofreu uma terrível ferida narcísica.''a representação do ser humano como racional dono de si mesmo,dos seus pensamentos e ações,como também a soberania da vontade estariam para todo o sempre sepultada''.Freud descobre que sofremos por causa de um determinismo psíquico diretamente ligado á estruturação de nossa personalidade;que os sonhos podem ser analisados,que muitas vezes tentamos enfrentar nossos problemas como se fôssemos feitos de ferro ao invés de carne e osso, descobriu a ligação entre várias enfermidades com o mal-estar psíquico e emocional. o mundo jamais perdoou a Freud por ter trazido está má nova!
O sério do homem é feito do mesmo material que uma piada ou um trocadilho. “Quem fala nem sempre sabe o que diz”, e quando diz nem sempre sabe o que fala”; imagine o que estas provocações não proporcionaram ao materialismo cientificista e antropocêntrico da época. O inconsciente dinâmico (freudiano) é sem duvida universal. Quem de nós não sonha, não racionaliza idéias, não comete lapsos de linguagem, não possui manias; quem de nós não se esconde atrás de máscaras que ás vezes nem sabe possuir?
Os leigos acreditam que tudo para a Psicanálise é sexo, que todas as explicações conceituais da teoria da psicanálise dizem respeito ao ato sexual; se esquecem de que o importante é o todo que envolve o sexo, ato sexual é uma manifestação instintiva de todos os animais. Para nós o afeto, a identificação e a repressão no envolvimento amoroso é que pode auxiliar a um entendimento do prazer ou do desprazer de uma relação a dois.
A sexualidade pela qual Freud se interessava não era a genital. Para ele o genital é algo que ocorre só depois, dando significação a um acontecimento da pré – historia do paciente. Freud jamais sugeriu praticas ou técnicas sexuais, disse ou deu a entender que existia além da escuta e interpretação do material do paciente outra forma de trabalho psicanalítico.
A Psicanálise já fez cem anos e vemos cotidianamente seu fim ser pregado e desejado por muitos; muitos que, por medo ou ignorância, distorcem ou deixam de refletir suas pestilentas assertivas e seus explosivos preceitos teóricos. O objetivo fundamental da teoria é o estudo do inconsciente, que, pela própria complexidade, se apresenta de forma encoberta e enigmática.Os avanços da neurociências, da genética, da robótica e o desenvolvimento tecnológico jamais ameaçaram esta talentosa forma de investigação e de compreensão do psiquismo humano. O conflito humano reside na luta desenfreada entre este inconsciente que deseja gozar e as limitações que a sociedade impõe a este gozo. Por trazer uma verdade da qual procuramos nos defender a todo custo, foi chamada por Freud de peste. Peste esta pasteurizada pelos americanos e distorcida pelos que não a entenderam ou temeram entendê-la. O importante é que a prática clinica nos oferece todo o dia a “certeza” de que a peste continua firme e forte, ajudando o homem a descobrir suas máscaras e fazendo-o sobreviver de forma mais lúcida e menos alienada a suas próprias limitações.
As aplicações da teoria psicanalítica atingem todas as ciências, principalmente a Psicologia Criminal. O entendimento da importância de uma família estruturada, do tratamento afetivo e disciplinar na criação dos filhos talvez seja a maior contribuição. Psicanálise não é conversa, mas sim uma profunda reatualização e reestruturação de uma mente que deseja apenas encontrar o seu maior significado: o prazer de viver!


Franklin Barbosa Bezerra – Psicanalista e Professor/Supervisor da Pós-graduação em Psicologia Jurídica do CESMAC, Supervisor da Clinica/Escola do CESMAC

6 Comments:

At 10:02 AM, Blogger Sergio said...

Olá, Franklin. Parabéns pelo blog. Visitarei mais vezes. Está convidado para conhecer meu Mundo em Movimentos. Um abraço!

 
At 3:31 PM, Blogger Luciana Nunes said...

Muito interessante!

 
At 12:22 AM, Blogger Francine Esqueda said...

Olá? Parabéns pelo texto! Adoro tudo aquilo que mexe com o sentir, o pensar e o agir das pessoas. O negócio é ler e refletir! Um abraço.

 
At 7:31 AM, Blogger Jaciane Brandão Cavalcanti said...

É IMPORTANTE QUE SE EXPLIQUE BEM A A TEORIA DE FREUD PARA QUE OS LEIGOS NÃO DETURPEM A BRILHANTE DESCORTA QUE É A PSICANÁLISE.
DE JACIANE BRANDAO SUA ALUNA 6º A
PSICOLOGIA - CESMAC

 
At 6:58 AM, Blogger Lucinha said...

grande mestre!rs bjssss

 
At 4:23 PM, Blogger Marina Xavier said...

Trabalho belíssimo, que você não pode parar de publicar, material brilhante. Tem uma frase que acho muito boa e cabe muito bem aqui, de Anna Freud " Sob muitos aspectos, é quando atacada que a psicanalise caminha melhor".

Abraço da sua aluna querida.

 

Postar um comentário

<< Home