25.11.06

O Perigo na propaganda

O Perigo na propaganda
Com o passar dos anos aprendemos a reconhecer o papel influenciador e manipulador da propaganda. Desde a investida maciça e imperiosa do chamado produto americano, nossa propaganda tem se desenvolvido e hoje assume um papel quase de liderança técnica e artística no mundo civilizado.
O papel sugestivo, magnético e determinador de vontades têm seu lado nefasto. Quando há décadas atrás assistíamos aos comerciais de cigarro, principalmente o de uma certa marca que mostrava um cowboy presença fumando um cigarro e tangendo uma boiada, num clima de muita beleza. Nada sabíamos sobre a saúde daquele homem hoje. Um programa de tv, finalmente mostra como ele morreu. Quase que completamente desfigurado de câncer.
No Brasil até pouco tempo atrás remédios famosos eram usados para lembrar outro inventado, tirando ou mudando algumas letras e para o ignorante povo brasileiro, tudo era a mesma coisa, quanta gente foi prejudicada desta forma. O que é que se fez na republiqueta contra estes falsários? NADA
Alguém poderia argumentar: o povo é livre para consumir o que quiser. Será que o nível educacional e cultural do nosso povo aceita tamanha insensibilidade? Será que “aqueles” que elegemos e vemos enriquecer da noite para o dia, não possue a mínima responsabilidade de analisar estes produtos, averiguar sua eficácia ou a origem destes laboratórios. Ou simplesmente se o material que constitui este remédio não está proibido em países civilizados?
Remédios para emagrecer já demonstraram conter muitas vezes substâncias perigosas à saúde. Chás, sucos, comprimidos ou até máquinas que proporcionam um corpo perfeito em poucos dias é o mais comum na tv. Justamente televisão veículo de massa mais consumido pelo povo. Você senta na tv e de repente aparece uma bela mulher magra e saudável, dizendo que aquele produto a fez perder n quilos em n dias. Alguém que esteja assistindo mas que seja esclarecido vai procurar um médico e saber sobre este produto. No entanto para o ignorante, apareceu na tv é bom. Aí é onde está o perigo. Se este remédio não prestar ou se o organismo deste paciente tiver alguma predisposição a algum componente desta droga? Ou ainda se este paciente tiver alergia a algum componente desta droga, quem pagará por isto?
Muito vício, muito desequilíbrio e muita dependência se dão inclusive pelo uso sem critério e sem conhecimento de substâncias, pregadas como panacéias, mas representantes portas abertas para uma dependência química e muitas vezes com comprometimento psíquico.
Cuidado com promessas criminosas e inverossímeis. A perda de peso precisa de um acompanhamento médico/psicológico. Drogas que prometam no mínimo de espaço de tempo tirar sua gordura podem fazê-lo, mas retirando também substâncias essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.
Exercícios físicos, uma balanceada alimentação e muito sexo podem proporcionar a todos nós, saúde física, mental e espiritual. Lembre-se que o EGO é antes de tudo corporal.

Franklin Barbosa Bezerra – Psicanalista e Professor/ Supervisor da Pós-graduação em Psicologia Jurídica do CESMAC, Supervisor da Clínica / Escola do CESMAC.

1 Comments:

At 5:52 PM, Blogger Unknown said...

isso que é o perigo das propagandas eu não sabia voçes tem que colocar mais coisas pra toos saber e explicando melhor sobre isso ......

 

Postar um comentário

<< Home