16.11.06

Anorexia





Anorexia Nervosa

Vivemos num mundo onde valores estéticos nem sempre são possíveis para todos acompanhar. Talvez o mais difícil deles seja a moda. As exigências que ela traz, os modelos nem sempre são conseguidos por todos. A titânica ditadura da magreza é um grande pesadelo para aqueles que por problemas endócrinos, por problemas ligados à ansiedade ou a solidão, ou simplesmente por herança genética não conseguem atingi-la.
Neste universo de vontade e desejo nos deparamos com um transtorno alimentar gravíssimo
Chamado de Anorexia. Psicanalistas têm estudado esta psicopatologia e tem verificado detalhes bastante significativos entre esse transtorno e auto-estima, independência e dificuldade do paciente em lidar com sua autonomia.
Tem se descoberto a presença de muito sentimento de culpa que inevitavelmente afetará o relacionamento entre o paciente e seu corpo. Não nos esqueçamos da assertiva maior de Freud: O ego é antes de tudo corporal.
O ideal de magreza é muito forte em nossa cultura. É preciso que uma pessoa que se sinta gorda, quando uso o termo sinta me refiro à visão do paciente dele sem a influência do preconceito e do modismo.Se o indivíduo não tiver muito amor próprio e muita estima não conseguirá resistir as pressões que exigem que ela seja magra.
A anorexia é um problema predominante feminino, apesar de encontrarmos homens anoréxicos. Existem famílias que estimulam a magreza e deixam até de enxergá-la quando ela se apresenta de forma extrema.Por mais que existam padrões que sirvam de paradigma para o peso/altura vemos muitas vezes moças definhando sem que chamem a atenção daqueles que convivem diariamente com elas.
Muitos estudiosos aceitam a possibilidade de mulheres anoréxicas virem de famílias que apresentam algum tipo de psicopatologia.Muito comum também nestas pacientes a ausência de um relacionamento franco e harmonioso com sua mãe.
Não nos esqueçamos de que de perto todo mundo apresenta algum tipo de problemática. Nem sempre visível a olhos leigos.A família apresenta muitas vezes combustível suficiente para o desenvolvimento de muitas problemáticas psicológicas, esse transtorno alimentar é só um dentre muitos fabricados dentro do seio da família.
O paciente de anorexia apresenta a meu ver o sintoma mais grave para ser trabalhado psicoterapeuticamente que é o de não se enxergar doente, de não conseguir ou negar se enxergar como alguém que apresenta uma perda de peso extremo e doentio.
Muitas até aconselham outras pessoas a seguirem este ritual de negação à vida sem percebê-lo como no real ele se apresenta.
Muitas vezes a internação para reposição de nutrientes é imprescindível quando a magreza chega a níveis críticos de risco de vida.A psicoterapia junto com o aparato médico é fundamental, mesmo se sabendo que a medicação ainda é paliativa.Parece que por traz destas pacientes existe uma dificuldade de lidar com sua fragilidade infantil e muitas vezes demonstra que ela não se sente pronta a assumir e lutar por sua independência.
Pra você que tem uma necessidade de adaptar seu corpo às exigência cruéis da moda, um lembrete: O importante não é a forma do seu corpo, o importante é o que você faz com este corpo. Ele é objeto de satisfação ou só serve para você apresentá-lo como troféu sem usufruir do imenso prazer que ele pode te dar.

Franklin Barbosa Bezerra – Psicanalista e Professor/Supervisor da Pós-graduação em Psicologia Jurídica do CESMAC, Supervisor da Clinica/Escola do CESMAC.